Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 2º OFICINA
Início do conteúdo da página

2º Oficina

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 16h32 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 19h40 | Acessos: 1339

Segunda Oficina de Agenda

A 2ª Oficina constitui iniciativa inscrita no âmbito do projeto desenvolvido pelo CGEE para o MEC voltado à concepção de um programa nacional de apoio à implantação de Centros de Desenvolvimento Regional em Universidades e ICT do país. O evento teve como objetivo homologar a Carteira de Projetos à luz dos alvos prioritários definidos na 1ª Oficina. Neste sentido, foram realizados diversos contatos via telefone, e-mail e redes sociais a fim convidar os atores sociais para a 2ª Oficina.

A Segunda Oficina de Agenda ocorreu nos dias 26 e 27 de março de 2018, no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo, município de Campina Grande - PB. A Oficina teve como objetivo homologar a Carteira de Projetos à luz dos alvos prioritários definidos na 1ª Oficina. Neste sentido, a 2ª Oficina foi estruturada em duas etapas, divididas durante dois dias nos períodos da manhã e da tarde. 

Primeiro dia: 26/03/2018 

O início do evento foi marcado pela mesa de abertura composta por: Vicemário Simões (Reitor da UFCG), Gesinaldo Ataíde Cândido (Professor e Coordenador do CDR-PB), Antônio Galvão (CGEE), Betina Ferraz (CGEE), Fábio Assunção (CGEE) e Francilene Garcia (SERHMACT).

Posteriormente, foi apresentada a metodologia do trabalho da 2ª Oficina e a Lista Prévia de Projetos. Esta última contou com um total de 16 projetos prioritários. Em segundo momento, os projetos foram analisados pelos atores presentes divididos em grupos de trabalho, no sentido de avaliar Ameaças e Oportunidades (FOFA) das propostas e adequá-las ao contexto do que o grupo entendia como desenvolvimento regional, bem como a 1ª seleção de projetos / agenda. Neste sentido, chegou-se a uma lista final de 12 projetos para o desenvolvimento da 3ª Região Geoadministrativa.

Segundo dia: 27/03/2018

O segundo dia de oficina teve por objetivo a classificação dos projetos por ordem de prioridade para a 3ª Região, bem como a seleção dos projetos para composição da carteira. O quadro 2 apresenta os projetos selecionados para financiamento com base na decisão da plenária do CDR.

  • Disseminação do uso da energia solar fotovoltaica descentralizada em áreas rurais e urbanas.
  • Práticas de conservação e recuperação de áreas degradadas através do uso de tecnologias alternativas.
  • Desenvolvimento de sistema simplificado de irrigação localizada por capilaridade para a agricultura familiar no semiárido.
  • Reuso da água proveniente de esgoto doméstico tratado para a produção agrícola em comunidades rurais.
  • Construção de um Sistema Interativo para os empreendimentos agroindustriais da Agricultura Familiar da 3ª Região Geo administrativa do Estado da Paraíba.
  • Filtro de Água UV+G (Ultravioleta + Gravidade).
  • Sistema de produção de empreendimentos agroindustriais 3ª Região Geo administrativa do Estado da Paraíba.
  • Aplicação de Tecnologias Analíticas e de Processos Produtivos para Obtenção e Caracterização de Drogas Vegetais Medicinais com Diferentes Tamanhos e Partículas

 A parte da tarde da oficina teve como objetivo a definição de equipes de projeto, cronogramas e custos do projetos e instruções sobre o modelo de apresentação de cada projeto selecionado.

Fim do conteúdo da página